EN PT

Artigos

0428/2008 - Projeto Aprendendo Saúde na Escola: a experiência de repercussões positivas na qualidade de vida e determinantes da saúde de membros de uma comunidade escolar em Vitória, ES
Project Learning Health in School: the experience of positive impact on the quality of life and health determinants of members of a community school in Vitória, ES

Autor:

• Ethel Leonor Noia Maciel - Maciel,E.L.N. - vitoria, espirito santo - UFES - <emaciel@ndi.ufes.br>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

Estudo descritivo, de abordagem quantitativa para avaliar as estratégias realizadas pelo enfermeiro no ambiente escolar de um Centro Municipal de Educação Infantil, através do Projeto de Extensão Aprendendo Saúde na Escola, e ainda analisar o perfil das crianças atendidas. A pesquisa foi realizada, com uma amostra de 350 atendimentos de enfermagem. Verificamos que em 10 alunos foram encontradas lesões corporais sugestivas de violência/negligência familiar. Estavam registradas atividades educativas, abordando os seguintes temas: dengue, higiene pessoal, parasitose e destino dos resíduos sólidos. Constatamos que 4,6% das crianças atendidas estavam desnutridas, e que 6,4% encontravam - se em risco nutricional, e que 80% das crianças atendidas não apresentavam uma higiene oral adequada, demonstrada através da presença de cáries. Na avaliação dos professores sobre a atuação do projeto foi possível identificar relatos sobre a diminuição dos episódios de violência doméstica contra a criança. O Projeto tem proporcionado à ação do trabalho interdisciplinar favorecendo as atividades de promoção de saúde tendo a escola como um espaço da Atenção Básica, devendo ser entendido como um núcleo motivador da atuação participativa dos profissionais de saúde na comunidade escolar.
Palavras – chave: Promoção da Saúde, Saúde Escolar, Saúde da Criança.

Abstract:

Descriptive study, of quantitative boarding, with exploration of secondary data, to evaluate the strategies carried through for the nurse in the pertaining
to school environment of a Municipal Center of Infantile Education, through the Project of Extension Learning Health in the School, and still to analyze
the profile of the taken care of children. The research was carried through, with a sample of 350 attendance of nursing. We verify that in 10 pupils assault
and batteries suggestive of familiar violence/negligency had been found.They were registered educative activities, approaching the following subjects:
affection, personal hygiene, parasatism and destination of the solid residues. We evidence that 4.6% of the taken care of children were unfed, and
that 6.4% found - in nutricional risk, and that 80% of the taken care of children did not present adequate a verbal hygiene, demonstrated through
the presence of carieses. In the evaluation of the professors on the performance of the project it was possible to identify stories on the reduction
of the episodes of domestic violence against the child. The Project has proportionate to the action of the work to Interdisciplinary favoring the activities
of health promotion having the school as a space of the Basic Attention, having to be understood as a Motivating nucleus of the Participatory performance
of the professionals of health in the pertaining to school community.
Keywords: Health Promotion, School Health, Health of the Child

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Maciel,E.L.N.. Projeto Aprendendo Saúde na Escola: a experiência de repercussões positivas na qualidade de vida e determinantes da saúde de membros de uma comunidade escolar em Vitória, ES. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2008/abr). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/projeto-aprendendo-saude-na-escola-a-experiencia-de-repercussoes-positivas-na-qualidade-de-vida-e-determinantes-da-saude-de-membros-de-uma-comunidade-escolar-em-vitoria-es/2099?id=2099&id=2099

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio