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0334/2022 - Publicidade de alimentos direcionada à criança e ao adolescente no Brasil: análise longitudinal de denúncias no CONAR
Food advertising aimed at children and adolescents in Brazil: a longitudinal analysis of denouncements in CONAR

Autor:

• Juliana de Paula Matos - Matos, J. P. - <ju.liana2011@yahoo.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1424-8344

Coautor(es):

• Mariana Gondo - Gondo, M. - <mariana.gondo@idec.org.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7742-9302

• Ludmylla Souza Elias Mota - Mota, L.S.E. - <luud_1109@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0088-3125

• Paula Martins Horta - Horta, P. M. - <paulamhorta@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1848-6470



Resumo:

Introdução: Evidências científicas mostram que os modelos de autorregulação falham na proteção de crianças e adolescentes da exploração comercial. No Brasil, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) é a entidade que propõe ao setor regulado as diretrizes para a publicidade de produtos e serviços. Objetivo: Analisar as denúncias de publicidade de alimentos direcionada à criança e ao adolescente enviadas ao CONAR entre 2010 e 2020. Métodos: As denúncias foram identificadas quanto ao tipo de produto e serviço, autoria (consumidores/empresas ou CONAR) e decisão do CONAR (arquivamento/penalidades). Realizou-se análises descritivas e de associação. Resultados: Identificou-se 98 denúncias, 74,8% de alimentos ultraprocessados. Notou-se oscilação no envio de denúncias ao longo dos anos, com tendência geral de redução. Consumidores foram mais frequentes (58,6%) entre os autores das denúncias e 53,3% do total foram penalizadas. As denúncias enviadas pelo CONAR ou empresas foram mais frequentemente penalizadas do que as enviadas pelos consumidores. Conclusão: Houve predominância de denúncias de publicidades de alimentos ultraprocessados e baixa aplicação de penalidades. Notou-se falta de isonomia no padrão de decisão do CONAR sobre as publicidades.

Palavras-chave:

Controle da Publicidade de Produtos, Criança, Adolescente, Alimentos Industrializados.

Abstract:

Introduction: Scientific evidences show that self-regulation models fail to protect children and adolescents from commercial exploitation. In Brazil, the “Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – CONAR” is the entity that proposes guidelines for the products advertising and services to regulated sector. Objective: To analyze the denouncements of food advertising aimed at children and adolescents sent to CONAR between 2010 and 2020. Methods: The denouncements were described regarding the type of product and service, authorship (consumers/companies or CONAR), and CONAR decision (archiving/penalties). Descriptive and association analyzes were performed. Results: Ninety-eight denouncements were identified, 74.8% of ultra-processed foods. There was an oscillation in the submission of denouncements over the years, with a general decline trend. Consumers were more frequent among the denouncements (58.6%) and 53.3% of total were penalty. Denouncements sent by CONAR or companies were more frequently penalized than those sent by consumers. Conclusion: There was a predominance of denouncements of advertisements for ultra-processed foods and low application of penalties. There was a lack of isonomy in CONAR decision pattern on advertisements.

Keywords:

Products Publicity Control, Child, Adolescent, Industrialized Foods

Conteúdo:

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Como

Citar

Matos, J. P., Gondo, M., Mota, L.S.E., Horta, P. M.. Publicidade de alimentos direcionada à criança e ao adolescente no Brasil: análise longitudinal de denúncias no CONAR. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2022/nov). [Citado em 22/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/publicidade-de-alimentos-direcionada-a-crianca-e-ao-adolescente-no-brasil-analise-longitudinal-de-denuncias-no-conar/18590?id=18590&id=18590

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