1214/2008 - QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
QUALITY OF LIFE OF CHILDREN AND ADOLESCENTS: A REVIEW
Autor:
• ANA HELENA ROTTA SOARES - Soares, AHR - RIO DE JANEIRO, RJ - INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA - FIOCRUZ - <ahrsoares@iff.fiocruz.br>Área Temática:
Não CategorizadoResumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar as produções científicas nacionais, que abordam a temática da qualidade de vida ligada à saúde da criança e do adolescente. Baseou-se no referencial da pesquisa bibliográfica. As bases de dados consultadas foram a SciELO e Bireme totalizando 30 artigos publicados no período de 1990 a 2008. Revelou-se uma predominância da abordagem quantitativa (70%) e um alto índice de aplicações de instrumentos de avaliações de qualidade de vida ligada à saúde (66,7%) e genéricos (28,6%). O conceito de qualidade de vida foi usado em duas vertentes: no contexto da pesquisa científica e como parte dos resultados desejados das práticas assistenciais e políticas públicas. O referido construto é apresentado através de uma perspectiva multidimensional, incluindo no mínimo as dimensões física, psicológica e social e de uma perspectiva subjetiva, o que implica no pressuposto de que a própria pessoa deve avaliar sua qualidade de vida. Observou-se ainda um movimento de valorização da perspectiva da criança e do adolescente como relator de sua experiência de vida. Conclui-se pela necessidade de criação e utilização de instrumentos de avaliação de qualidade de vida que valorizem a perspectiva de crianças e adolescentes e adequados a sua fase de desenvolvimento. A avaliação de qualidade de vida deve ser incorporada à avaliação clínica uma vez que a doença crônica repercute nas diversas dimensões da vida dos mesmos.Palavras-Chave: qualidade de vida, saúde da criança, saúde do adolescente.
Abstract:
The present research has the purpose of analysing national scientific articles that discuss the quality of life related to the health of children and adolescents. The research was based on the bibliographical review approach. The databases consulted were SciELO and Bireme yielding a total of 30 articles published during the period of 1990 to 2008. The articles confirmed the predominance of quantitative methodologies (70%) with a high incidence of applications of HRQL (66,7%) as opposed to generic tools (28,6%). The concept of quality of life was utilized in two slopes: in the framework of the scientific research and as an element of desired results of health-care and health-policies. The construct is presented by means of a multidimensional perspective, comprising no less than the social, psychological, physical and individual dimensions which naturally implies that the individual himself should evaluate his own quality of life. An increasing valorisation of children and adolescent as spokesperson of their life experience. The article draws attention to the inevitability of creation and utilization of instruments of quality of life for children and adolescents that value their perspective about their health processes through adequate instruments to each phase of development. The assessment of quality of life should be incorporated in clinical evaluations considering chronic illness has repercussions in diverse dimensions of the life.Keywords: quality of life, child health, adolescent health.