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0277/2019 - Reflexões sobre a formação em Enfermagem no Brasil a partir da regulamentação do Sistema Único de Saúde.
Reflections on Nursing Education in BrazilHealth Unic System regulation.

Autor:

• Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto - Neto, F.R.G.X - <rosemironeto@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7905-9990

Coautor(es):

• David Lopes Neto - Lopes Neto, D. - <davidnetto@ufam.edu.br>
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0677-0853

• Isabel Cristina Kowal Olm Cunha - Cunha, I.C.K.O - <isabelcunha@unifesp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6374-5665

• Marcos Aguiar Ribeiro - Ribeiro, M.A - <marcosribeiroce@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7299-8007

• Neyson Pinheiro Freire - Freire, N.P - <neysonfreire@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9038-9974

• Carmen Elizabeth Kalinowski - Kalinowski, C.E - <carmenkali@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1324-7710

• Eliany Nazaré Oliveira - Oliveira, E. N. - <elianyy@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6408-7243

• Izabelle Mont\'Alverne Napoleão Albuquerque - Albuquerque, I.M.N - <izabellemontalverne@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0856-5607



Resumo:

O artigo refletiu sobre a formação em Enfermagem no Brasil a partir da regulamentação do Sistema Único de Saúde numa perspectiva histórica comparada dos processos evolutivos das escolas anglo-americana e francesa, influenciadoras do ensino de Enfermagem no Brasil, bem como o aspecto orientador da formação em Enfermagem para o Sistema Único de Saúde. Neste sentido, são desenvolvidas inciativas de formação em Enfermagem, orientadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, com vistas a propiciar vivências significativas no cotidiano do Sistema Único de Saúde, assim como o movimento transformador da Educação Permanente em Saúde no contexto do mundo do trabalho. Dessa maneira, a superação dos desafios da formação precisa considerar a trajetória social, política e cultural da profissão, de modo a possibilitar mudanças que impactam nos projetos pedagógicos, na oferta de cursos, nas metodologias de ensino-aprendizagem e no cotidiano do trabalho.

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Sistema Único de Saúde.

Abstract:

The article reflected on Nursing education in Brazilthe regulation of Health Unic System in a comparative historical perspective of the evolutionary processes of the Anglo-American and French schools, influencing nursing education in Brazil, as well as the guiding aspect of nursing education for nursing for the Health Unic System. In this sense, Nursing training initiatives are developed, guided by the National Curriculum Guidelines, with a view to providing meaningful experiences in Health Unic System daily life, as well as the transforming movement of Permanent Health Education in the context of the world of work. Thus, overcoming the challenges of training needs to consider the social, political and cultural trajectory of the profession, in order to enable changes that impact on pedagogical projects, course offerings, teaching-learning methodologies and daily work.

Keywords:

Nursing, Education, Nursing, Unified Health System

Conteúdo:

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Como

Citar

Neto, F.R.G.X, Lopes Neto, D., Cunha, I.C.K.O, Ribeiro, M.A, Freire, N.P, Kalinowski, C.E, Oliveira, E. N., Albuquerque, I.M.N. Reflexões sobre a formação em Enfermagem no Brasil a partir da regulamentação do Sistema Único de Saúde.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2019/out). [Citado em 13/03/2025]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/reflexoes-sobre-a-formacao-em-enfermagem-no-brasil-a-partir-da-regulamentacao-do-sistema-unico-de-saude/17351?id=17351

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