EN PT

Artigos

0117/2022 - AS PESQUISAS SOBRE O CLIMA ESCOLAR E SAÚDE NO BRASIL – UMA REVISÃO DE ESCOPO
RESEARCH ON SCHOOL CLIMATE AND HEALTH IN BRAZIL - A SCOPE REVIEW

Autor:

• Daniel Hidalgo Lima - Lima, D. H. - <d.hidalgo@live.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6103-3461

Coautor(es):

• Maria Fernanda Tourinho Peres - PERES, M.F.T. - são paulo, SP - <mmftperes@usp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7049-905X



Resumo:

Há muito se reconhece o papel da escola para promoção da saúde e prevenção de agravos entre crianças e adolescentes. Uma característica que pode afetar a saúde dos alunos, além do desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar, e que vem sido destacada na literatura internacional é o clima escolar. Entretanto, no Brasil o esse campo ainda conta relativamente pouca pesquisa. Diante desse cenário este estudo se propôs a descrever as características das pesquisas brasileiras sobre o clima escolar dando especial atenção aos métodos de medição do clima, aos temas relacionados a ele e as pesquisas sobre as relações entre clima escolar e saúde no Brasil. Para tanto, realizamos uma revisão de escopo com teses e dissertações brasileiras desde 1987. Os resultados apontaram a predominância de estudos qualitativos, com dados de poucas escolas, grande variedade de estratégias e instrumentos utilizados para medição do clima, com destaque para o uso de questionários, escalas e entrevistas. Constatou-se também uma participação relativamente pequena do campo da saúde, sobretudo no que diz respeito a saúde do aluno.

Palavras-chave:

Clima escolar, Saúde da criança, Saúde do adolescente

Abstract:

The role of the school in promoting health and preventing diseases among children and adolescents has long been recognized. Among the characteristics of schools with effects on health, child development, learning and school performance, international literature has highlighted the school climate. However, in Brazil, this field still has relatively little research. In view of this scenario, this study aimed to describe the characteristics of Brazilian research on the school climate, paying special attention to the measurement methods, to themes related to it and to research on the relationship between school climate and health in Brazil. To this end, we carried out a scope review with Brazilian theses and dissertations since 1987. The results showed the predominance of qualitative studies, with datafew schools, a wide variety of strategies and instruments used to measure the climate, with emphasis on the use of questionnaires, scales and interviews. There was also a relatively small participation of the health field, especially with regard

Keywords:

Clima escolar, Saúde da criança, Saúde do adolescente

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Realização



Patrocínio