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0393/2020 - Fatores associados a avaliação da Atenção Primária à Saúde na perspectiva do usuário: resultados do inquérito telefônico Vigitel, 2015
Factors associated with the evaluation of Primary Health Carethe user\'s perspective: results of the telephone survey Vigitel, 2015

Autor:

• Rosângela Durso Perillo - Perillo, R.D - <rosangeladurso.perillo@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4791-2317

Coautor(es):

• Kátia Crestine Poças - Poças, K.C - <katiacrestine@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1254-8001

• Regina Tomie Ivata Bernal - Bernal, R.T.I. - <reginabernal@terra.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7917-3857

• Elisabeth Carmen Duarte - Duarte, E.C. - <eduarte@unb.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9148-5063

• Deborah Carvalho Malta - Malta, D.C. - <dcmalta@uol.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8214-5734



Resumo:

Objetivo: avaliar o desempenho da APS sob a perspectiva dos usuários e sua associação com as características sociodemográficas, condições de saúde autorreferidas e fatores de risco comportamentais para Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Métodos: Estudo transversal de base populacional, com dados do Inquérito Telefônico Vigitel 2015. Utilizou-se o Primary Care Assessment Tool versão reduzida. A população do estudo são adultos maiores de 18 anos que utilizaram os serviços da APS em Belo Horizonte nos últimos 12 meses (n=872). Realizado o modelo de regressão logística múltipla para estimar o odds ratio. Resultados: Observa-se que adultos sem plano de saúde tem 3,21 (IC95% 2,08-4,96) mais chances do que com plano de saúde de avaliarem a APS com alto escore (? 6,6), bem como adultos com baixa escolaridade tem 2,81 (IC95% 1,48-5,32) mais chances, os diabéticos têm 1,84 (IC95% 1,05-3,24) mais chances, os obesos tem 1,97 (IC95% 1,20-3,24) mais chances e os idosos tem 1,19 (IC95% 1,00-1,41) chances de reportar alto escore para a qualidade da APS do que os demais. Conclusão: A utilização do PCATool na versão reduzida em inquérito telefônico, mostrou-se nova possibilidade de avaliação do desempenho da APS e pode se tornar útil na gestão dos serviços de saúde.

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde; Avaliação de Serviços de Saúde; Sistema de Vigilância por Inquérito Telefônico.

Abstract:

Objective: to evaluate the performance of PHCthe perspective of users and its association with sociodemographic characteristics, self-reported health conditions and behavioral risk factors for Chronic Non-Communicable Diseases. Methods: Population-based cross-sectional study, using datathe Vigitel Telephone Survey 2015. The Primary Care Assessment Tool short version was used. The study population is adults over 18 years old who used PHC services in Belo Horizonte in the last 12 months (n = 872). The multiple logistic regression model was performed to estimate the odds ratio. Results: It is observed that adults without a health plan are 3.21 (95% CI 2.08-4.96) more likely than those with a health plan to evaluate PHC with a high score (≥ 6.6), as well as adults with low education has 2.81 (95% CI 1.48-5.32) more chances, diabetics have 1.84 (95% CI 1.05-3.24) more chances, obese people have 1.97 (95% CI 1 , 20-3.24) more chances and the elderly have 1.19 (95% CI 1.00-1.41) chances of reporting a high score for PHC quality than the others. Conclusion: The use of PCATool in the reduced version in a telephone survey showed a new possibility for PHC performance assessment and can become useful in the management of health services.

Keywords:

Primary Health Care; Health Services Research, Health Surveys.

Conteúdo:

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Citar

Perillo, R.D, Poças, K.C, Bernal, R.T.I., Duarte, E.C., Malta, D.C.. Fatores associados a avaliação da Atenção Primária à Saúde na perspectiva do usuário: resultados do inquérito telefônico Vigitel, 2015. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2020/Dez). [Citado em 05/11/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/fatores-associados-a-avaliacao-da-atencao-primaria-a-saude-na-perspectiva-do-usuario-resultados-do-inquerito-telefonico-vigitel-2015/17875?id=17875&id=17875

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