EN PT

Artigos

1556/2011 - Qualidade de vida de professores de Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Rio Grande do Sul
Quality of life of professors of communitarian higher education institutions: relations between environment and health

Autor:

• Lydia Koetz - Koetz, Lydia C. E. - Lajeado, Rio Grande do Sul - Univates - Centro Universitário - <lkoetz@gmail.com>

Coautor(es):

• REMPEL, Claudete - REMPEL, C. - Univates - Centro Universitário - <crempel@univates.br>

• Eduardo Périco - Perico, E - Univates - Centro Universitário - <perico@univates.br>


Área Temática:

Saúde e Ambiente

Resumo:

Qualidade de vida pode ser entendida como a percepção dos sujeitos sobre sua posição perante a sociedade, permeada por sua cultura, valores e cotidiano e com vistas a seu objetivo e expectativas de vida, bem como as formas de pensar sobre sua vida. O presente estudo teve como objetivo investigar a qualidade de vida de docentes de instituições de ensino superior comunitárias não confessionais, com mais de 40 anos de atuação e com mais de dez mil alunos no Rio Grande do Sul. A pesquisa, com perfil quali-quantitativo e de corte transversal, ocorreu no mês de agosto e setembro de 2011, através de um questionário de perfil profissional e do questionário WHOQOL-bref. Participaram da pesquisa 203 professores, perfazendo 17% do total de docentes das três instituições analisadas. Quando analisado o índice de qualidade de vida de acordo com a titulação dos docentes, os 22 especialistas apresentam o maior escore no domínio psicológico (72,1 ± 3,1) e o menor no domínio social (69,3 ± 4,4), entre os 125 mestres e os 43 doutores os maiores escores foram no domínio físico (74,8 ± 1,3 e 75,7 ± 2,1 respectivamente) e os menores no domínio ambiental (69,4 ± 1,0 e 70,8 ± 1,8 respectivamente). Conclui-se que o índice de qualidade de vida dos docentes foi enquadrado como bom em todos os domínios analisados, não havendo diferença estatística significativa entre os domínios (H = 6,9; p = 0,0745).

Palavras-chave:

Qualidade de vida Saúde do Trabalhador Ambiente

Abstract:

Life quality can be understood as the subjects’ perception of their status in society, permeated by culture, values and everyday life and with a view to their life aims and expectations as well as the ways of thinking about their life. This study aimed at investigating the quality of life of professors of non-confessional communitarian higher education institutions that have been in operation for more than 40 years and have more than ten thousand students in Rio Grande do Sul. The research, with a qualitative-quantitative approach and transverse section, was carried out in August and September 2011 through a professional profile questionnaire and the WHOQQL-bref questionnaire. 203 professors participated in this research, 17% of the total professors of the three institutions analyzed. When the life quality rate was analyzed according to the teachers’ education, the 22 specialists showed the highest score in the psychological field (72,1 ± 3,1) and the lowest in the social field (69,3 ± 4,4). Among the 125 masters and the 43 doctors, the highest scores were found in the physical field ((74,8 ± 1,3 e 75,7 ± 2,1, respectively) and the lowest in the environmental field (69,4 ±1,0 e 70,8 ± 1,8). It is concluded that the quality of life rate of the professors was considered good in the fields analyzed. There was no significant statistical difference among the fields(H=6,9; p=0,0745)

Keywords:

Quality of life. Worker’s health. Environment.

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Koetz, Lydia C. E., REMPEL, C., Perico, E. Qualidade de vida de professores de Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Rio Grande do Sul. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2011/out). [Citado em 22/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/qualidade-de-vida-de-professores-de-instituicoes-de-ensino-superior-comunitarias-do-rio-grande-do-sul/8805?id=8805

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio