Vol.22 N.8 -
Assistência Farmacêutica e Acesso a Medicamentos
Rio de Janeiro - AUGUST/2017
Organizada pelas pesquisadoras Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro, Maria Auxiliadora Oliveira e Daniela Maciel Moulin de Vasconcelos, a edição 22.8/2017 da Revista Ciência & Saúde Coletiva trata da Assistência Farmacêutica que, segundo a Organização Mundial de Saúde se define como um “grupo de serviços e atividades relacionados com os medicamentos destinados a apoiar as ações de saúde demandadas pela comunidade”. O papel desse conjunto ‘operativo’ é garantir que os usuários recebam serviços e insumos de qualidade.
O conceito de Assistência Farmacêutica se estabeleceu no Brasil nos últimos trinta anos, a princípio, delimitando o campo de práticas da profissão farmacêutica. O termo tomou ‘asas’, englobando pesquisa, desenvolvimento, dispensação e utilização, assim como, congregando profissionais das áreas da saúde, tecnológicas e das ciências sociais, em atividades multiprofissionais e multissetoriais.
Este número temático se propõe a mostrar o avanço ocorrido no campo e o variado escopo de atuação e a inserção de múltiplos profissionais. Inicia-se com um debate focado no Painel de Alto Nível da ONU sobre o assunto, no qual se envolvem autores nacionais e internacionais. E seguem estudos sobre o desenvolvimento da área no Brasil: análise da Política de Medicamentos e da prática da Assistência Farmacêutica nos diferentes níveis de atenção; avaliação de programas e políticas vigentes; e outras questões cruciais relativas à produção, ao mercado, ao cuidado e ao uso racional dos medicamentos. Dois artigos tratam do tema além das fronteiras do país. Duas revisões sistemáticas e uma resenha complementam a grade deste fascículo, representativo do campo comum de atuação.
Os leitores muito se beneficiarão com a leitura dos textos que dizem respeito não apenas aos que estudam e pesquisam, mas também aos que devem ser beneficiados pela Política de Medicamentos no país.