Vol.22 N.10 -
Vigilância em Saúde no Brasil: avanços, desafios e perspectivas
Rio de Janeiro - OCTOBER/2017
REVISTA CIÊNCIA & SAÚDE COLETIVA
EDIÇÃO 22.10 (OUTUBRO/2017)
Vigilância em Saúde no Brasil: avanços, desafios e perspectivas
A Vigilância em Saúde é responsável pela informação e intervenção que possibilitam a redução de riscos e a promoção da saúde. Ela é uma função essencial do SUS que, em seu exercício, deve considerar os complexos fenômenos econômicos, ambientais, sociais e biológicos que influenciam no nível e na qualidade da saúde das brasileiras e dos brasileiros de todas as idades. Mas Vigilância é também uma função da sociedade, que em última instância, reponde por seu padrão de vida e saúde. Por isso, o tema pertence a todos e clama pelo envolvimento coletivo.
Em novembro de 2017, o país realizará a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) cujo objetivo é apresentar um diagnóstico do desempenho do sistema e propor diretrizes para fortalecê-lo. Esta edição temática da Ciência & Saúde Coletiva foi concebida para subsidiar as discussões dessa 1ª. Conferência. Para isso, reúne estudos analíticos e propositivos referentes ao tema e oferece elementos para o necessário debate entre gestores, profissionais que atuam na ponta do sistema, pesquisadores e representantes populares sobre os passos dados e os impasses da prática.
Os autores tratam das ameaças, riscos, agravos e danos à saúde mais frequentes atualmente; do lugar da Vigilância em Saúde na garantia de direitos e como ordenadora do modelo de atenção; das dificuldades da regionalização; da integração entre o cuidado individual e coletivo na Rede de Atenção; da interação entre saberes, práticas e processos de trabalho dos servidores do SUS e sobre a imprescindível participação social na Vigilância em Saúde. Neste momento de crise econômica, política e moral que vive o país, a Conferência sobre Vigilância e Saúde é um espaço privilegiado para a sociedade reafirmar essa função impostergável do SUS que, no entanto, precisa ser constantemente avaliada em sua eficácia e efetividade!